Hoje é dia do Publicitario , Um novo tipo de mágico..

A publicidade é uma arte. Essa frase não saiu de nenhum guru do marketing

ou está nos livros das faculdades. Era repetida diversas vezes por um amigo meu de infância, Fábio Martins, que sempre sonhou em ser publicitário. E hoje é o seu dia.

A propaganda tem como objetivo fomentar nas pessoas o desejo e a vontade de adquirir um produto ou serviço. Desperta todos os sentidos possíveis e faz você levantar da cadeira e ir até a loja, entrar no site, telefonar para o vendedor, o que for. É algo mágico realmente.


A História da Publicidade
Os primeiros vestígios do que seria a publicidade foram encontrados na Antiguidade Clássica, em Pompéia. Eram tabuletas que anunciavam combates entre gladiadores mas, naquela época a publicidade era, sobretudo, passada de boca a boca pelos pregoeiros, que enalteciam seus produtos, como escravos e animais. E a publicidade se manteve assim até a Idade Média.

Os primeiros panfletos e cartazes surgiram no século XV. Segundo historiadores, o primeiro cartaz foi impresso em 1482 e anunaciava uma grande manifestação religiosa em Raims, Paris. Mas só em 1625 foi que o primeiro anúncio publicitário apareceu em um livro, o Mercurius Britannicus. Em seguida, com a única finalidade de chamar a atenção do leitor, em 1631 apareceu a primeira sessão de anúncios.

Cem anos após, em 1729, Benjamim Franklin, considerado o “pai” da publicidade, começou a encarar a publicidade do ponto de vista do consumidor. Em seguida, no ano de 1745, surge o primeiro jornal dedicado apenas à publicação de anúncios.

Em 1841, todo este “boom” publicitário levou à criação da primeira agência publicitária em 1841, criada por Volney Palmer, que cobrava 25% do custo dos anúncios.

A indústria cresceu e a técnica publicitária foi se aperfeiçoando. Hoje em dia é um mercado muito disputado pela concorrência desenfreada das indústrias em geral.

Hoje dia 1º de fevereiro é o dia do publicitario, ou será que ja posso dizer que é o meu dia.. ? afinal começo na faculdade semana que vem .. Muitos me perguntam porque publicidade se eu sempre disse que minha paixão era a dança? .. respondendo aqui a todos ,, Minha paixão realmente é a dança sou completamente loucaaaa , e extremamente apaixonada por dança, so que devido as três tentativas frustrantes de entrar na universidade federal sem exito algum, e os exemplos de amigos que trabalham com arte, resolvi busca algo que me desse estabilidade no futuro porque infelismente a arte aqui no brasil não é nenhum pouco valorizada.. e ainda sim fica a pergunta porque publicidade? so por causa da estabilidade.. ? RESP: Não é só por causa da estabilidade até mesmo pq se vc é bom naquilo que faz vc consegue estabilidade em qualquer coisa.. escolhi publicidade pq quando eu tinha 15 anos eu conheci o trabalho de Desing, começei a trabalhar em uma pequena grafica e em pouco tempo eu ja estava fazendo os trabalhos de desing, tipo: cartões, convites, banner e etc.. então dai começei a me facinar por esse mundo, fui aprendo com a pratica e dai um dia eu estava em casa e dei gargalhadas com uma propaganda de TV. Nesse dia eu descobri que era aquilo que eu queria fazer alem da dança.. o fato que me chamou atenção foi o da propaganda ter atraído a atenção de todos, da mesma forma que na dança eu conseguia ser o centro das atenções. “Foi a magia daquele momento. Em trinta segundos todos prestaram atenção numa mensagem. Foi isso que me chamou atenção e eu soube que carreira queria seguir”. Apesar de amar a dança, e saber que jamais vou deixar de dançar.. Sinto coragem e medoo.. um novo mundo está vindoo.. anciosa pelo primeiro dia na faculade e tentando aqui imaginar se realmente é como eu imagino.. Mas sinto que é.. Publicidade e Propaganda... FUTUROOO...

A todos os Publicitarios Parabens..


Hadna Sandy...

Nenhum comentário:

Postar um comentário